SÃO PAULO | SP

21, 25 e 26 de maio

PROGRAMAÇÃO

21/05 | terça - abertura oficial

Local CASA DE FRANCISCA

Endereço R. Quintino Bocaiúva, 22 - Sé, São Paulo - SP


Na terça-feira (21), acontece a abertura do festival na capital paulista, no Largo e Cine Porão da Casa de Francisca. A partir das 19h30, bartender Leticia Marques e a DJ Janaina Nas aquecem os convidados no bar, para a gravação ao vivo (21h), de um episódio especial do programa Peixe Voador com o tema “Corpo Liberto”, de Patrícia Palumbo, trazendo entrevista com as convidadas Filipe Catto e Assucena, seguido de pocket show de Filipe (22h).


Peixe Voador - Corpo Liberto

é uma performance poética criada especialmente para o Festival Feminino que reúne a jornalista Patricia Palumbo e as cantoras Filipe Catto e Assucena.

A partir da perspectiva e do olhar da mulher sobre seu próprio corpo, seu estar no mundo e a liberdade de ser o que é teremos uma seleção de textos e poemas lidos e interpretados no porão da Casa De Francisca.

Maya Angelou, bel hooks, Hilda Hilst, Maria Isabel Iorio, Luna Vitrolira são algumas das poetas já escolhidas. Mas as três participantes prometem surpresas.

O Peixe Voador é um podcast criado por Patricia Palumbo que nasceu na pandemia para deixar os dias melhores e mais leves diante da ameaça de morte que nos assaltou o cotidiano. Usando sua biblioteca como companhia e fonte e compartilhando suas leituras, a jornalista já gravou 132 episódios direto de sua casa e alguns em eventos como o Itinerário de Poesia com a Capivara Cultural.

O peixe voador é um ser marinho que mergulha e voa e a proposta é exatamente essa: buscar no profundo e no belo a força para voar. Mergulhe com a gente.



Ingressos através do site da Casa de Francisca

(R$35,00 pelo site e R$44,00 na porta)




25/05 | sábado

programação gratuita

LOCAL Vila Itororó

Endereço Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista, São Paulo - SP

12h às 20h Feira das Deusas


13h Roda de choro: Filhas da Noite


16h DJ Evelyn Cristina


17h Performance poética de Mel Duarte


17h10 Show Mulheres de Ilú com VJ Kelly Pires (criação) e VJ Lui (operação)


18h DJ Evelyn Cristina


19h Show Alessandra Leão com VJ Kelly Pires (criação) e VJ Lui (operação)

26/05 | domingo

programação gratuita

LOCAL Vila Itororó

Endereço Rua Maestro Cardim, 60, Bela Vista, São Paulo - SP

12h às 20h Feira das Deusas


13h Vanille Goovaerts, Miriam Momesso e Franci Oliver em Trio


16h DJ Janaina Nas


17h Performance de Assucena


17h10 Show Obscênicas com VJ Kelly Pires (criação) e VJ Lui (operação)


18h DJ Janaina Nas


19h Show Flaira Ferro - Projeto Verê | VJ Kelly Pires (criação) e VJ Lui (operação)



FEMININO NA MESA

guia de ESTABELECIMENTOS GASTRONÔMICOS chefiados por mulheres incríveis

Não sabe onde comer antes ou depois do Festival?

A gente te ajuda!


Listamos iniciativas para todos os gostos e de dar água na boca. E o melhor: é claro, tudo comandado por mulheres!

Bora conferir? Bom apetite!

ATRAÇÕES

PATRICIA PALUMBO

Além de jornalista, radialista e podcaster, é caiçara, mãe, marinheira e, sem dúvida, uma mulher à frente do seu tempo. Premiada 3 vezes por seu trabalho em rádio pela APCA, apresenta desde 1998 o programa Vozes do Brasil, e é criadora da Rádio Vozes e do podcast Peixe Voador.

FILIPE CATTO

Filipe Catto (ela/dela) é cantora, compositora, instrumentista, produtora musical, designer e diretora audiovisual. Em seu trabalho mais recente, "Belezas São Coisas Acesas por Dentro", Catto reinventa canções do repertório de Gal Costa com personalidade e vulnerabilidade, traduzindo suas vivências enquanto pessoa trans não binária.

Assucena

Depois de seis anos de muitas conquistas como uma das idealizadoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena iniciou sua carreira solo em 2021 com “Rio e também posso chorar”, show-homenagem à Gal Costa que se transformou em um tributo à artista que mais influenciou sua formação artística. Nesta nova fase de sua carreira, Assucena revela todas as suas cores e cantos em Lusco-Fusco, álbum de estreia marcado pela brasilidade, pela diversidade de ritmos e pelo diálogo entre a tradição e o contemporâneo.

Janaina Nas

Integrante do coletivo Uh!Manas!, ela também comanda o projeto Vitamina Set Musical na webrádio Na Manteiga. Sua pesquisa musical é de Groove, Ritmos Brasileiros, Funk Soul, HipHop, Neo Soul, entre outros. Seu repertório musical faz uma viagem de ritmos e seleção de músicas para animar qualquer baile.

FEIRA de emprendedorismo feminino com a ideia de fomentar a economia criativa!


FILHAS DA NOITE

Grupo feminino de pesquisa e resgate do Choro e suas linguagens remanescentes. Formado por Tahyná Oliveira (flauta), Carla Pronsato (piano), Helô Ferreira (violão sete cordas) e Thainá Borges (percussão), o quarteto aborda a irreverência das mulheres na história do Choro, homengeando em seu nome a grande e pioneira maestrina, Chiquinha Gonzaga. Musicistas por formação e choronas por vocação, conheceram-se através do Coletivo Mulheres do Choro de SP. No repertório, Choros, Maxixes, Polcas, Baiões, Modinhas e o convite a um passeio pelo panorama histórico da música instrumental brasileira através da perspectiva feminina.

MULHERES DE ILLU

Durante cinco anos de existência, fomos desenvolvendo uma parte significativa desse trabalho, que se dá no instrumental, com solos de cada percussionista, com base nos ritmos africanos e ritmos do Candomblé -ritmos da religiosidade dos povos Bantu, Nagô e Yoruba.

Alessandra Leão

Alessandra Leão é cantora, compositora, percussionista e produtora, nascida em Pernambuco, Nordeste do Brasil. Tem 25 anos de carreira, lançou 9 discos, o último, ACESA, foi produzido e arranjado por ela e pelo produtor musical Caê Rolfsen, com quem também produziu o “Macumbas e Catimbós”, indicado ao Grammy Latino 2019. Com seus shows, já circulou por países da América Latina, Europa e EUA.

VJ Kelly Pires

Kelly Pires, artista visual de 27 anos, explora a utilização de diversas linguagens visuais como vídeos, colagens digitais e animações. Atua principalmente como criadora de conteúdos visuais para espetáculos musicais e videomapping.

DJ Lui Cavalcante

VJ LUI é ume artiste recifense não-binárie que atua na área do audiovisual desde 2019. Formou-se em Ciências Sociais pela UFPE e atua com audivisual desde então, a partir da antropologia visual. Seu trabalho de início esteve voltado para a pesquisa documentada por filmes e hoje, u artiste explora novas formas de se expressar incluindo a imagem, a arte em tempo real e a estética como seus alidados.

DJ Evelyn Cristina

Como DJ há 26 anos, além das pistas, Evelyn Cristina atua como produtora de trilhas para vídeos, espetáculos teatrais e intervenções multimídias. Realizou inserções, abriu/encerrou shows do Racionais Mc’s, Jorge Ben Jor, Skank, Fabiana Cozza, Elza Soares, Luiz Melodia, Paula Lima, Arnaldo Antunes, Olodum, Marcelo D2, Sandália de Prata, Preta Batuque, Samba de Dandara, Ludmilla, Linn da Quebrada, Vanessa da Mata entre outros. Evelyn Cristina é também a Dj e ritmista do bloco afro Ilú Obá de Min (grupo de percussão feminina).

Mel Duarte

No Festival Feminino, Mel Duarte irá apresentar poemas que descreve como: ''munição lírica para dias de paz e de luta''.

Vanille Goovaerts,

Miriam Momesso e

Franci Oliver em Trio

Vanille Goovaerts, violinista francesa formada em Jazz pelo Conservatório de Chambéry, França, se apaixonou pela rabeca e pelo forró desde 2018. Realizou duas viagens de pesquisa no Nordeste do Brasil e na região de São Paulo, colabora com a banda feminina Octeta, o Coletivo Forró das Minas e Pé-de-Manacá. Em seu trabalho autoral, ouvimos todas suas influências musicais, desde o Jazz Europeu, a música Nordestina, a improvisação livre e a conversa entre diversas artes. Vanille convida hoje Miriam Momesso (violão) e Franci Óliver (percussão) num trio feminino inédito.

DJ Flávia Durante

Pesquisadora da sonoridade da América Latina, dos países ibéricos, Oriente Médio e Norte da África, mistura em seus sets o reggaeton, a cumbia, a salsa, a rumba, o flamenco e arabian beats com modernidades e obscuridades da música brasileira - sempre privilegiando as vozes femininas.

Assucena

Depois de seis anos de muitas conquistas como uma das idealizadoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena iniciou sua carreira solo em 2021 com “Rio e também posso chorar”, show-homenagem à Gal Costa que se transformou em um tributo à artista que mais influenciou sua formação artística. Nesta nova fase de sua carreira, Assucena revela todas as suas cores e cantos em Lusco-Fusco, álbum de estreia marcado pela brasilidade, pela diversidade de ritmos e pelo diálogo entre a tradição e o contemporâneo.

Obscênicas

Nosso objetivo é ocupar espaços, especialmente os tipicamente masculinos, com música de qualidade feita 100% por mulheres. Com um repertório eclético, tocamos de elza soares a gretchen, de britney spears a cyndi lauper, colocando todo mundo pra cantar e dançar junto.

Flaira Ferro | Projeto Verê

Um espetáculo de frevo instrumental que reúne 6 artistas numa formação composta por trombone, violino, bateria, violão, teclado e vozes costuradas por cenas de dança, declamação de poesia e músicas autorais.

KIMANI

Publicitária, psicóloga em curso, letrista, Mestra de Cerimônia e onde mais a palavra lhe permitir ir, ela vai. Desde 2017 atua nas batalhas de poesia falada - slam - e foi assim que ela garantiu uma vaga no campeonato internacional: La coupe du monde de slam (França). Sua escrita e presença protagonizaram campanhas publicitárias com marcas como Nike, Autheentic Feet, Corinthians, Spotify, Bradesco, Globoplay, Telefônica Vivo, entre outros. Também cantora e letrista, e intérprete do disco autoral nomeado Fé Refeita.

QUEM

REALIZA

EQUIPE NACIONAL

DANI GODOY

Idealização e Realização

DÉBORA RIBEIRO DE LIMA

Idealização e Realização

LIV

Assistente de Produção

ANA LUIZA ARRA

Assistente de Produção

JOANA LIRA

Identidade visual

TATIANA PUGLIESI

Coordenação geral de Comunicação

CAIS - Comunicação e Cultura

Karina Kau

Social Media

CAIS - Comunicação e Cultura

THUANI DAMACENO

Assessoria de Imprensa

CAIS - Comunicação e Cultura

EQUIPE LOCAL

BIA WOLF

Direção de Palco

GRISSEL MANGANELLI

Técnica de luz

CAROL SOARES

Técnica de luz

RAFA PRESTES

Técnica de Som

CLAUDINHA

Produtora de Montagem

Júlia Ilário

Fotógrafa

KARINA ZONZINI

Intérprete de Libra

Assessoria de Imprensa


CAIS - Comunicação e Cultura!

11 99317 0507

Tatiana Pugliesi | 11 98864 8874 | tati@cais.art.br

Giovanna Giuga | 19 99437-8964 | caiscomunicacaoecultura@gmail.com

Nas redes @caiscultura

Realização e Coordenação Geral


NINAS - Agência Cultural

ninas@ninas.com.br

Nas redes @ninas.agenciacultural

Instagram icon

Patrocínio:

Apoio Institucional:

Realização: