FEMININO

NA MESA

GUIA GASTRÔNOMICO

SÃO PAULO | SP

Um guia de estabelecimentos gastronômicos chefiados por mulheres incríveis na cidade de São Paulo

Historicamente, as mulheres comandam a cozinha doméstica desde sempre, nutrindo e servindo as famílias. Mas é recente que elas passaram a ser chefs em grandes restaurantes, renomados, premiados ou, simplesmente, serem donas de suas cozinhas, sejam elas grandes, pequenas, conhecidas ou não.

No Brasil, apenas 7% dos endereços renomados têm comando feminino, de acordo com o site especializado Chef’s Pencil (2022).

Apesar de as mulheres terem, hoje mais do que nunca, um papel crucial em nossa sobrevivência pela comida que produzem, cozinham, estocam ou consomem, elas ainda são subjugadas em relação aos homens quando se propõe a sonhar para além do fogão de casa.



"Uma comida boa é a que alguém fez, que provavelmente saiu de uma panela, não do micro-ondas, nem da fábrica” Bela Gil



O Festival Feminino convidou alguns restaurantes da cidade de São Paulo, chefiados por mulheres incríveis para indicar um prato especial que tem a cara do festival!

Bora conferir?


Salva a lista para a hora que bater aquela fome e vamos valorizar a comida de verdade e os pratos feitos com a energia do feminino.


Nada melhor que uma comida deliciosa e uma boa música. O Festival Feminino entrega tudo pra você.


Vamos à lista!



CASA LÚPULO

@casalupulosp

Minibar de tarot e cerveja artesanal. 30m² feministas, românticos, cheios de amuletos e sem espaço pra discurso conservador. Apaixonados por cerveja, música, literatura, cachorro. 6 torneiras de chope, petiscos, vinhos, não-alcóolicos e variedade de estilos na geladeira.

JULIANA BERNARDO

@ju.tarotbar

Oraculista, escritora, sommelière de cervejas e funcionária de 3 gatos. Lê tarot diariamente no bar, além de ser responsável pelo atendimento, curadoria de cervejas e instagram da casa.

Destaque #FEMININO

Um chope me disse

Consumindo no bar, você recebe uma mini leitura de tarot, com 3 arcanos: respondendo à pergunta: como estamos minha relação com meu corpo físico e emocional? Qual a orientação do oráculo sobre o tema.

Rua Major Sertório, 282 - Vila Buarque

CELEIRO ARIMBÁ @espacoarimba

O Celeiro Arimbá é um espaço com super diferencial dentro da cidade de São Paulo. Onde a sensação é um local com muitas referências da culinária caipira; e principalmente o trabalho feito com milho crioulo.

ANGELITA GONZAGA

@angelita_gonzaga

Uma verdadeira artista da culinária, que transformou sua paixão em um restaurante de renome. O Espaço Arimbá é um lugar onde a comida é feita com amor e história, e os clientes são transportados para um mundo de sabores e memórias. Não é apenas um restaurante, é um local onde a comida se torna uma forma de expressão artística.

Destaque #FEMININO

Polenta da Beth

Polenta mole de fubá do moinho de pedra, queijo montanhês, costela desfiada e rúcula.

Rua Caio Graco, 226A - Vila Romana

CASA TÃO LONGE TÃO PERTO

@casatltpbarrafunda

Curadoria de vinhos nacionais, que prioriza a agricultura familiar, os vinhos de pequenos produtores, facilitando o encontro de quem produz e de quem consome. Você poderá experimentar os melhores vinhos diretamente da torneira, participar de degustações incríveis, retirar seus pedidos e recarregar o seu growler.

Gabriela Monteleone

@gabrielamonteleone

Gabriela atua no universo da gastronomia há mais de 20 anos. É sommelière profissional certificada pela ABS-SP, idealizadora e sócia do projeto “ TLTP". Em 2022, lançou seu primeiro livro “Conversas acerca do vinho”, vencedor na categoria Wine Writing pela premiação Gourmand Awards. Como curadora, colabora para a revista Número Brasil.

Destaque #FEMININO

Vinho Garganega

Produzido pela Valparaiso Vinhos e Vinhedos, o Garganega é um vinho laranja; um varietal com personalidade. Em taça, apresenta um tom dourado e aromas de frutas brancas com delicadas notas florais, cítricas. Um vinho fresco e equilibrado, fácil de beber.

R. Dr. Sérgio Meira, 7 - Barra Funda

ANTIQUÁRIO BAR & CAFÉ @antiquariocafe

Espaço aconchegante onde a ideia principal é a conexão e resgate com as memórias afetivas dos melhores momentos vividos em nosso passado. Um jardim encantador que conquista a todos trazendo aquela sensação de estar no quintal da vovó.

ANA PAULA TAVARES

@ana_antiquario

Empresária e criadora do Antiquário. Apesar de não ser a Chef, é a responsável pelo conceito coeso do cardápio com comidas afetivas e carta de bebidas. Ana Paula atua também com o trabalho de restauração de obras de artes e antiguidades.

Destaque #FEMININO

Filet de Saint Peter

Filé de Saint Peter guarnecido de limão siciliano com delicioso e bem fofinho purê de batatas e salada panzanela trazendo muito frescor e sabor ao prato

Rua Guimarães Passos, 17 - Vila Mariana

ANIMUS RESTAURANTE

@animusrestaurante

No Animus, a Chef Giovanna Grossi oferece uma cozinha autoral, com pequenos pratos ideais para compartilhar, convidando os clientes a desfrutarem da riqueza dos ingredientes e insumos brasileiros.

GIOVANNA GROSSI

@giovannaagrossi

Ficou conhecida por ser a primeira mulher brasileira a participar de uma final do Bocuse D'Or, na França, mais importante concurso de gastronomia para jovens profissionais do mundo. Tais credenciais a levaram a representar o país na grande final, em Lyon, em 2017. Giovanna ainda passou por cozinhas renomadas na França, na Espanha e na Dinamarca.

Destaque #FEMININO

Camarão rosa confitado

Nosso camarão rosa, por ser confitado, possui uma delicadeza de textura. A beurre blanc de bisque é uma explosão de sabor e, por isso mesmo, acompanha pão Sourdough para não sobrar nada no prato!

Rua Vupabussu, 347 - Pinheiros

SHOSHANA DELISHOP

@shoshana_delishop

Comida judaica diaspórica. Há 30 anos, no Bom Retiro. Shpondre, shakshuka, mamaliga, schnitzel, latkes, varenik, gefilte fish, challah, ajlouk… Se não conseguir pronunciar, experimente. Que o último restaurante judaico do bairro seja o primeiro de uma nova geração!

ANANDA LUTZENBERGER

@nanalutzenberger

Cozinheira natural de Santos, formada em gastronomia e gestão financeira. Viveu boa parte da juventude no interior do estado, onde estudou artes visuais, posteriormente trabalhou em restaurantes renomados no Brasil e na Argentina.

Destaque #FEMININO

Rosa L

Gin, Aperol, licor de flor de sabugueiro, limão, Angostura, água de rosa e espumante. Este drink é inspirado na Rosa Luxemburgo, judia polonesa e grande revolucionária. Poucos sabem da sua paixão pela botânica e também por um bom espumante.

Rua Correia de Melo, 206/212 - Bom Retiro

CARACOLLA

@cara.colla

Numa charmosa rua no coração da Vila Nova Conceição, a gastronomia ganha vida de forma única e encantadora. Aqui não é só a comida que se destaca, o ambiente também valoriza todos os sentidos. Cada detalhe foi cuidadosamente idealizado pela proprietária Patrícia Helú. Um lugar perfeito e aconchegante para sua refeição.

PATRICIA HELÚ

@patriciahelu

Há quase 15 anos, dedica-se a uma intensa pesquisa sobre comida saudável, sustentável, natural e vegetariana. Autora dos livros Divina Alquimia e Primeiro Nutrir, ambos da editora Cia das Letras, ela defende que a alimentação revela como vemos o mundo e cuidamos da natureza.

Destaque #FEMININO

Nhoque de Raízes

A textura surpreende de primeira: embaixo da superfície dourada, o interior é pura cremosidade. Para chegar ao resultado, a receita da chef aposta em raízes assadas.

Cada nhoque é recheado com ricota da casa, grelhado na manteiga de macadâmia e servido com uma camada de molho branco.

Rua Dina, 76 - Vila Nova Conceição

DUAS TEREZAS @duasterezas

Os melhores pratos saem das mãos das avós. O nome é inspirado nas Terezas da vida da chef, Tereza Pelozio e Tereza Ciarrocchi, sua avó e de seu esposo. Essas Terezas rechearam nossa vida de cheiros, sabores, texturas, cores e muito, muito carinho!

MARIANA PELOZIO

@marianapelozio

Se descobriu cozinheira aos 9 anos, depois de encontrar um livro de receitas de sua avó. Nesse dia entendeu que cozinhar era o que mais gostava de fazer. Sonho é sonho e se jogou feliz entre panelas e temperos.

Formada pelo Senac no curso Cozinheiro Chef Internacional e pós graduada em Cozinha Brasileira. Seus pratos são uma mistura de suas raízes nordestina e italiana.

Destaque #FEMININO

Talharim ao queijo do reino

Nosso famoso talharim! A cremosidade do queijo do reino na mesma quantidade de massa. Finalizamos com tomilho tostado. Acompanha cubos de carne ou cogumelos.

Alameda Lorena, 672 - Jardins

CANTO

@canto_sp

Um centro cultural que conta com uma Sala de Arte, um grande quintal com árvores frutíferas, restaurante, bar e muito espaço para receber eventos culturais, sociais e corporativos. Muitos drinks e pratos autorais, que inclusive usam frutas do próprio jardim, o que torna o Canto uma experiência completa que mistura arte, natureza e gastronomia.

DANI PADALINO

@chefdanipadalino

Chef e empresária da Banqueteria Nacional e do Canto, narra uma história de mais de 20 anos no mercado de eventos. Com um estilo único, é reconhecida por explorar de forma criativa a rica diversidade da cultura brasileira, unindo técnicas da gastronomia contemporânea à valorização de ingredientes regionais, suas culturas e histórias.

Destaque #FEMININO

Terrine de cream cheese

Servido com a geléia artesanal de jabuticaba colhida do pé do quintal, castanhas do Pará e chips de raízes

Uma entrada leve e muito saborosa!

Avenida Doutor Arnaldo, 1638 - Sumaré

BAR DA BETE

@bar_da_bete

Bete Domingos Rufino

Oraculista, escritora, sommelière de cervejas e funcionária de 3 gatos. Lê tarot diariamente no bar, além de ser responsável pelo atendimento, curadoria de cervejas e instagram da casa.

Destaque #FEMININO

Gin de Frutas Vermelhas

O segredo aqui é a tradição e a ousadia de um belo drink noite adentro no centro de São Paulo.

Av. São João, 1145 - República

MERCEARIA SABARÁ

@merceariasabara

A Mercearia Sabará existe desde 1976 e tem como intuito contar a história do "bar" que passou de pai para filhas, resgatando as reuniões de família e dos bons amigos. Contar e ouvir histórias no pé do balcão é o que nos motiva. Aqui estão todos em casa!


AUDREY E A

DRIANA FERNANDES

Há 11 anos a frente da Mercearia Sabará, as irmãs possuem como principal fonte inspiradora e professora, sua mãe. Desde que assumiram o restaurante, um negócio de família de 47 anos de existência, a proposta delas é oferecer comida do dia a dia, que lembra a cozinha de casa, que traz as mais saborosas e afetivas lembranças.

Destaque #FEMININO

Brasileirinho nosso de cada dia

O prato que é a nossa cara: arroz e feijão com tempero suficiente pra lembrar da sua mãe, acompanhados de um grelhado a sua escolha ou simplesmente: dois ovos fritos! Ah, não esquece de pedir o molho de mostarda e mel.

Rua Sabará, 484, Higienópolis

Aleh Batista Confeitaria

@aleh_batista_confeitaria

Um cantinho de Paris localizado na Vila Madalena com todo o charme de uma confeitaria Parisiense, com produtos de primeira qualidade.

ALEXANDRA BATISTA

Aleh é uma mulher que priorizou ter uma equipe somente de mulheres, que luta por cada uma delas, em todas as situações da vida.

Formou-se pela Le Cordon Bleu em confeitaria.

Destaque #FEMININO

Torta de morango com caramelo salgado

Sable de amendoas,caramelo salgado, geleia de morango e chantilly de amêndoas

Rua Harmonia, 314 - Vila Madalena

BANANA VERDE

@restbananaverde

Gastronomia vegetariana e vegana pioneira em saudabilidade (saúde + sustentabilidade), aqui são priorizados ingredientes em sua forma integral, aproveitando todo o frescor e nutrientes dos alimentos! A casa retrata a brasilidade com preparações inusitadas que refletem na cozinha contemporânea em um ambiente aconchegante e arejado.


Priscilla Herrera

@priherreracheg

A chef mineira gosta de colocar o tempero de sua terra na comida que prepara. Seu lema é levar à mesa comida natural extremamente nutritiva, saborosa, muito bem temperada, feita com ingredientes selecionados e respeito ao meio ambiente. Gastronomia livre de proteína animal e de finalização apetitosa, que conquistou o paladar de muita gente!

Destaque #FEMININO

Guacamole com

Banana Chips

A mais pedida!

Guacamole fresca de avocado e abacate com toque acentuado de limão, servida com chips de banana verde super crocante .

R. Harmonia, 278 - Vila Madalena

QUINTO PECADO

@quintopecado_cafebistro

O café que nasceu como uma fábrica de doces, ganhou espaço e muitas referências literárias, musicais e uma decoração que faz você se sentir em casa!

Além de muita comida boa, o café conta com uma curadoria fina de shows, e intervenções artísticas.

MARIA HELENA SERRANO

@serranomariahelena

Sócia proprietária do Quinto Pecado Café Bistrô, Maria Helena fabrica doces inesquecíveis há mais de 3 décadas e também é responsável por uma curadoria incrível de projetos culturais que recebe em sua espaço.

Destaque #FEMININO

Ratatouille

O tradicional prato francês aqui é servido com legumes orgânicos e é acompanhado de um delicioso cuscuz marroquino.

Uma ótima pedida para dias quentes. Prato leve, fresco e muito saboroso!

R. Áurea, 259 - Vila Mariana

FUTURO REFEITÓRIO

@futurorefeitorio

As irmãs Gabriela e Karina Barretto se juntaram para criar um espaço com uma luz sensacional, com boa comida, café-delícia e ótima música.

Elas queriam trabalhar juntas e plantar matos que cresceriam loucamente em algum canto do restaurante. E também, talvez, mudar um pouquinho o mundo.

GABRIELA BARRETTO

@comocozinharsuapreguica

A chef é proprietária do Chou, um restaurante intimista com menu focado na cozinha de ingrediente, e sócia no Futuro Refeitório, que tem a proposta de mesas coletivas e atende o público do café da manhã ao jantar. É também autora de 'Como Cozinhar Sua Preguiça'.

Destaque #FEMININO

Infância Feliz

Uma homenagem à chef Paola Carosella. Um abraço de doce de leite, banana, biscroti da casa e creme com laranja. Azedinha, acolhedora e deliciosa: a sobremesa perfeita!

Rua Cônego Eugênio Leite, 808 - Pinheiros

CERVEJARIA DUAS IRMÃS

@cervejariaduasirmas

Criada em 2023 com o intuito de juntar a produção de cervejas especiais de diversos estilos e sabores com a simplicidade e autenticidade dos botecos brasileiros. A fábrica fica dentro do bar, no centro de SP. Além das cervejas, servem bebidas tradicionais de boteco como batidinhas, rabo de galo e infusões de cachaça. Petiscos quentes e frios são servidos para acompanhar!

CAROL & GABI KISHIMOTO

@gabikishi @carolkishi

As irmãs Carol e Gabi Kishimoto são as cabeças por trás do negócio. Gabi é cervejeira e responsável pela criação das receitas e produção das cervejas. Carol é responsável pela administração toda. Ambas são apaixonadas por cerveja e cultura de boteco!

Destaque #FEMININO

Estação Manga

Uma blond ale com manga, leve e refrescante, pra agradar os paladares mais diversos e sedentos.

Al. Ribeiro da Silva, 776 - Campos Elíseos

As mulheres na cozinha, na maioria das vezes, trazem mais do que pratos, drinks e sobremesas deliciosas. As mulheres entregam feminismo, diversidade, ancestralidade, antirracismo e a busca por uma boa alimentação livre de veneno.

MAIS DICAS QUENTES (ou FRIAS, vai do gosto da freguesia!) PRA INCLUIR NO SEU ROTEIRO!

  • Camélia Ododó

@camelia_ododo | R. Girassol, 451B - Vila Madalena


  • Espaço Zebra

@espacozebra | R. Major Diogo, 237 -Bela Vista


  • Altar SP

@restaurantealtarsp | R. Medeiros de Albuquerque, 270 - Jd. das Bandeiras


  • Organicamente Rango

@organicamenterango | R. Batista Crespo, 105 - Vl. Pirajussara


  • Tem Umami

@temumami | Copan, lojas 74 e 33 - República



  • DAS

@bar.das.sp | R. Fortunato, 133 - Santa Cecília


  • SobradoTucupi

@sobradotucupi | Rua Rocha, 370 - Bixiga


  • Kitanda das Minas

@kitandadasminas | Av. 9 de julho, 50 - Bela Vista


  • Pindó

@pindopadaria | R. Oliveira Alves, 465 - Ipiranga


  • Nosh

@nosh_sp | R. Baronesa de Itu 126 - Santa Cecilia



SE ALIMENTAR É UM ATO POLÍTICO


"A valorização de quem alimenta o mundo, hoje, é fundamental para evitar um colapso generalizado" Bela Gil

Indicações de leituras para você mergulhar fundo nessa panela



  • Fominismo: quando o machismo se senta à mesa, de Nora Bouazzouni


  • Quem vai fazer essa comida? - Mulheres, Trabalho doméstico e alimentação saudável, de Bela Gil


  • As chefs, de Ana Luiza Trajano, Helena Rizzo e mais


  • Todas as sextas, de Paola Carosella


  • A política sexual da carne: uma teoria crítica feminista-vegetariana, de Carol J. Adams


  • Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil, de Taís de Sant’Anna Machado


  • Cozinha é lugar de mulher? A divisão sexual do trabalho em cozinhas profissionais, de Bianca Briguglio


  • Uma Verdade Indigesta: Como a Indústria Alimentícia Manipula a Ciência do que Comemos, de Marion Nestle



Esse guia foi idealizado pelo Festival Feminino. O Feminino Instrumental, a 4ª edição do Festival Feminino que acontece em 2024, foca no protagonismo das mulheres na música instrumental.

Acompanhe a programação pelo Instagram @festival.feminino e nos vemos no Festival!



Conheça mais sobre o Festival Feminino


O Festival Femino nasceu da necessidade das idealizadoras Débora Ribeiro e Dani Godoy, da Ninas Agência Cultural, em contribuir diretamente para a construção de uma sociedade pautada pela igualdade de gênero e pelo respeito à diversidade. Pensando em extrapolar os campos da discussão, tão importantes neste processo, escolheram a arte como o território de encontro, sensibilização e conscientização para conquistas nos temas em questão.


QUEM

REALIZA

DANI GODOY

Idealização e Realização

DÉBORA RIBEIRO DE LIMA

Idealização e Realização

ANA LUIZA ARRA

Curadoria

Assessoria de Imprensa


CAIS - Comunicação e Cultura!

11 99317 0507

Tatiana Pugliesi | 11 98864 8874 | tati@cais.art.br

Thuani Damaceno | 11 96869-3766 | caiscomunica@gmail.com caiscomunicacaoecultura@gmail.com

Nas redes @caiscultura

Realização e Coordenação Geral


NINAS - Agência Cultural

ninas@ninas.com.br

Nas redes @ninas.agenciacultural

Instagram icon